26.11.13

Água para elefantes

I'm back, bitches!!!


Eu sei que vocês me veem postando o tempo todo na pagina do 13M no facebook (link) mas eu não tenho postado aqui no blog e espero que tenham sentido minha falta.
Eu adoraria que vocês brigassem com a Bia, porque ela não posta </3
Mas ok, aqui está mais uma resenha pra vocês. Tudo bem que essa resenha já estava no outro blog, mas eu quero ela aqui e é bom pra quem não leu.
Eu sei que já foi lançado o filme, mas, mais uma vez, a resenha é dedicada aos leitores, como sempre.




Jacob Jankowski, aos seus 23 anos, está faculdade de veterinária, próximo às provas finais quando seus pais morrem. Ele fica abalado após ter de reconhecer o corpo e descobrir que não possui nenhum dinheiro, já que seus pais o perderam para hipoteca para pagar a faculdade do garoto. Jacob decide que não irá retomar a vida antiga, quando parte sem nada. Entra por acaso no trem do circo...
Mas não é exatamente assim que a história começa. Na verdade, o livro começa exatamente com as mesmas palavras das últimas páginas.
Na realidade, Jacob Jankowski é um idoso de 90, ou 93 anos, que vive em uma casa de repouso desde que sua esposa, Marlena, morreu. Ele nunca contou sua juventude para ninguém. Só quem sabe são os filhos que vivenciaram parte da vida de Jacob, no circo. 
Com a chegada de um circo perto da casa de repouso, Jacob começa a relembrar de sua juventude.
... dos Irmãos Benzini, O Maior Espetáculo da Terra.
Admitido como veterinário no circo, Jacob sofre nas mãos de August. Como dizem no livro, August é um homem "de lua", ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. E como se não bastasse ter de obedecer August, Jacob se apaixona por Marlena, esposa de August.
Jacob e Marlena dividem uma paixão por animais, que se intensifica com a chegada da elefanta Rosie. E quando ambos estão "apaixonados" por Rosie, descobrem que se amam.
Após sofrer nas mãos do tirano, dono do circo, Tio Al e nas mãos de August, Marlena e Jacob finalmente ficam juntos. Juntos e com Rosie, uma cadela, um filho quase nascendo e um macaco.
E depois de viver uma bela vida, Marlena falece e é onde Jacob se encontra. Numa casa de repousos com um circo perto. Mas ele não fica na casa de repousos por muito tempo. Não com a oportunidade de retomar sua vida no circo tão perto...

Bem, é um ótimo livro. Não existem defeitos.
Talvez devesse ser mencionado, não como um defeito, mas como um pequeno deslize (que é até proposital) o fato de não ficar evidente a doença de August. Jacob (e até eu) fica confuso com o termo "homem de lua" até ser devidamente explicado. Mas até isso foi um detalhe perfeito no livro.
Outra coisa bem evidente, que pode ser considerado um deslize do autor, é fazer de Jacob um católico polonês que tinha uma enorme vontade de perder a virgindade antes do casamento.
Mas como eu já disse, é tudo perfeitamente calculado.
É um livro para chorar e rir também, muitas vezes. Ele diz coisas que todos já vivenciaram. E ao mesmo tempo que é um drama, é um romance e uma comédia. Não tem como não passar o livro inteiro torcendo por cada personagem.
"Os personagens continuam vivos, mesmo após virarmos a página."









Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©