20.8.14

Garotas de Vidro

Olá, leitores!
A resenha de hoje é do livro Garotas de Vidro, de Laurie Halse Anderson, que eu li e tornou-se meu livro favorito. Na segunda página.


O livro é narrado por Lia, uma garota que sofre de um transtorno alimentar (anorexia) e é obcecada por sua aparência, a partir da morte de Cassie, sua ex melhor amiga. A morte a assombra, pois Cassie ligou 33 vezes para Lia, antes de morrer.
A história não é nada surreal, é apenas o que acontece com muitas garotas ao redor do mundo. E foi isso que me deixou apaixonada pelo livro, porque é fácil você encontrar livros que sejam surpreendentes, com personagens fantásticos, mas e se o livro apenas falar o que está acontecendo com uma garota neste segundo? Você suportaria?
Ler esta obra é levar um grande balde de água fria. Existem coisas que sabemos que existem, mas não temos a noção do quanto pode afetar alguém. 
O mais interessante é ler do ponto de vista de Lia, pois é ela quem sofre o distúrbio, mesmo sabendo que seria melhor sem ele. Uma coisa é tomar nota do assunto com a perspectiva de um psicólogo, outra coisa é ser uma garota anoréxica, mesmo que apenas durante a leitura. O livro muda o modo como enxergamos as coisas. Antes de lê-lo, você apenas pensa como "como é que alguém pode se matar dessa forma?" e depois, você apenas sabe como é. Pelo menos comigo foi assim.
Quando Lia começa a ser assombrada pelo personagem da amiga morta, a história é mais esclarecida. Foi aí que eu comecei a entender como é que Lia foi parar no "fundo do poço", quando ela começou a ter o distúrbio e qual a influência de Cassie sobre isso tudo. As duas garotas tinham uma forte amizade antes de se afastarem e eu realmente culpei Cassie por ter induzido Lia a isso. Depois, culpei Lia por ter feito Cassie permanecer nisso. E, por fim, vi que nenhuma das personagens tinha culpa. Elas apenas estavam tentando ser o que queriam: as mais magras.


Eu li o livro em pdf e quero comprar o físico, pois ele não sai da minha cabeça por um segundo e eu o leria inúmeras vezes. É um assunto pelo qual me interesso e gosto da forma como a autora retratou a história, sem dar muitas voltas, mas com um desenvolvimento perfeito. É o que é.
Não foi cansativo de ler, terminei-o em dois dias, chorando muito pela despedida, por saber que ela tem um futuro dali pra frente (eu me recuso a acreditar que as histórias acabam com o livro). Recomendo o livro a todos. Mesmo que leiam e ele não se torne um dos seus favoritos, ele certamente lhe fará refletir.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Me indicaram esse livro ,mas com tantos livros para comprar acabei esquecendo dele.Me interessei muito pela história e agora está na minha lista ! (amei o blog )

    ResponderExcluir
  2. Oi Flor!
    Tive a oportunidade de ler esse, e me falaram que ele era pesadinho demais, e que eu ia ficar com neuras e acabei passando a leitura! Agora vc vem e me faz mudar de ideia! Adorei a resenha, adorei a paixão que falou do livro e vou conferir, espero que compre o seu logo! Parabéns!
    Conheça a Nova Parceria Overdose: Autora muito perfumada: Carla Pachêco com o livro: Perfume De Hotel - Nova Iorque!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/08/parceria-overdose-autora-muito.html
    Beijinhos
    Paulinha Juliana

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©