25.3.14

Um cantinho literário

Olá devoradores de livros!!! Como vão?
Hoje eu decidi dar umas dicas para quem deseja ter uma biblioteca em casa. Embora eu não tenha uma por não ter livros suficientes, eu planejo ter no futuro. E para quem tem livros mas não tem uma pequena biblioteca, chegou a hora de ter uma. E ai vão as dicas:

O lugar

Bem, espaço não é problema. Se a sua casa não tem um cômodo vazio para uma biblioteca, você pode adaptá-la ao seu quarto.
Eu sei, nem todo mundo tem dinheiro o suficiente para recriar aqueles quartos maravilhosos que vemos fotos todos os dias, mas prateleiras e estantes não são tão caras assim. 
Então, se você tem um espacinho no seu quarto para colocar várias prateleiras ou uma estante, é o lugar perfeito. 




O essencial é que haja uma boa iluminação e livre de ruídos e barulhos. Também deve ser arejado e livre do sol, para que os livros mantenham-se conservados.
Então, quem mora em um apartamento, pode ter seu cantinho literário, sim. Na sala, no quarto ou seja onde for.


Os livros

Os livros, independente do lugar, devem ser organizados. Não os coloque na horizontal, pois ocupa mais espaço e não fica algo bonito de ser visto. Coloque-os na vertical. Se quiser, coloque alguns na diagonal, para dar um charme. O lugar onde estão meus livros está assim:


Eu prefiro catalogá-los em ordem alfabética. E as sagas ou trilogias, eu coloco em ordem alfabética com o nome da saga.

Exemplo: Saga Fallen. Possui livros que começam com a letra P e T, mas como o nome da saga é com F, todos os livros da saga ficam juntos na letra F.
Jogos Vorazes. Eu só tenho "Em chamas", mas como o nome da saga começa com J, o livro fica na letra J.

Mas a catalogação vai a seu critério.
Uma poltrona também é bom. Ou um pufe. Algo confortável em que possa sentar-se e ler. E se o orçamento e espaço lhe permitirem, adicione um criado mudo com luminária ou uma mesa com cadeiras.


A limpeza dos livros também é importante. Lembre-se de retirar a poeira deles periodicamente. Até porque, livros podem mofar e atrair cupins. Não queremos que isso aconteça com nossos bebês, certo?


Inspiração

Então, para vocês, eu procurei algumas fotos de quem tem em casa e estão ai as que eu mais gostei.





Então é isso. Beijos e boa leitura!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Amei as dicas... Amo livros, mas, não tenho muitos!! A ideia da escada foi a melhor... Lindo e compacto!!
    Bjos
    http://thediaryofkarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, então trate de comprar mais, hahaha!!! Também tenho poucos livros, é uma peninha... vou visitar seu blog, com certeza!!!

      Excluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©