23.4.15

Cineclube: O Dia Em Que Dorival Encarou A Guarda

Olha quem está de volta pela segunda vez na mesma semana!!!
Então, como prometido eu vim falar um pouquinho sobre um dos curtas assistidos por mim. E, como já diz o título, o curta de hoje é O Dia em que Dorival Encarou a Guarda.


Todo homem tem seu limite, e Dorival resolve enfrentar a tudo e a todos para conseguir o que quer. A história da luta desigual de um homem contra um sistema sem lógica e sem humanidade.
O curta que foi trabalhado na semana passada (16/04) conta a história de um prisioneiro que resolveu ir contra as regras, "apenas" para tomar um banho. No curta, a palavra "ordem" ganha bastante evidência, sendo sempre trabalhada a questão do "quem manda e quem obedece", que é muito relativa. Além disso, temos também Liberdade x Cárcere, sendo que tal liberdade também é trabalhada no curta "Ilha das Flores", que também é uma produção de Jorge Furtado (em breve farei um post sobre ele).
Outra coisa bem evidente são as questões raciais. Ao mesmo tempo em que os personagens assumem tons pejorativos para falar com o prisioneiro, que é negro, eles assumem um tom cauteloso para falar com seus superiores. O problema é: qual é a grande diferença entre os dois?
Uma coisa bem interessante, que me chamou atenção, foi o respeito (baseado no medo) adquirido pelo prisioneiro, pois ele era associado, pelos demais, aos fatos vivenciados na vida de cada um, que lembravam as ações do prisioneiro e o porquê de ele ser temido. As associações foram feitas através de cortes, com a função de comunicação, onde alguns clássicos são mostrados.
Os assuntos foram bem trabalhados ao longo dos curtos minutos. Espero que assistam, gostem e deixem suas opiniões nos comentários. Até mais!

Próximo curta: Ilha das Flores


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©