1.10.14

O caçador de pipas

Olá, leitores!
Depois de todo o tempo que levei para ler esse livro, eu não poderia deixar de resenhá-lo para vocês. Então, aí vai mais uma resenha de um livro que eu adorei.


O livro conta a história de dois meninos: Amir e Hassan. Dois amigos de quase a mesma idade e que possuem vidas muito diferentes. Amir é um garoto rico, um pouco covarde e que busca a aceitação do pai, e Hassan é o filho do empregado do pai de Amir, porém é um garoto corajoso e bondoso. Ambos possuem amor por pipas. E é em um campeonato de pipas em que Amir tem a chance de tornar-se corajoso e defender Hassan, como o menino sempre fez com ele, mas deixa essa chance ir embora, assim como o amigo. Mas, anos depois, morando nos Estados Unidos, Amir tem a chance de voltar ao Afeganistão, onde morava, e se redimir pelo seu passado.
O livro realmente mexeu muito comigo. A história é contada de uma maneira tão real que, ao longo do livro, eu me perguntava o tempo todo se parte dela realmente não aconteceu.
Os personagens são intensos e me permitiram conhecê-los melhor, saber de seus sentimentos, mesmo com o livro sendo narrado em primeira pessoa, que talvez tenha sido um problema. A narrativa mesmo em primeira pessoa me deu liberdade de conhecer os outros personagens, mas não a me apegar a eles, sendo Amir a única exceção, já que é o narrador.
Os acontecimentos foram um pouco lentos, mas foi algo preparado para fazer o leitor entender primeiro os personagens e os problemas de cada um e só depois acontecerem mais coisas.
Foi um livro interessante e eu não consigo encontrar o clímax da história, já que ela teve muitos pontos "altos" e problematizados, mas isso foi bem legal.
Outra coisa legal foi a aula de geografia/história que tive lendo esse livro. A história envolve muito o Afeganistão, falando sobre seu povo e as divergências entre ele. Conhecer o passado do Afeganistão acrescentou muito conhecimento às minhas aulas de geografia, já que a matéria sobre o país coincidiu com a leitura do livro.
A obra possui ensinamentos e quem a lê não se esquecerá dela tão facilmente. O caçador de pipas é o tipo de livro que mesmo após um período depois de tê-lo lido, a história ainda permanece fresca na memória.
O final foi comovente e trouxe esperança, junto com algumas perguntas que ficaram sem resposta, mas provavelmente isso foi proposital, pois nos faz parar e pensar: E aí, o quê vem depois?
Esse livro merece um espacinho na estante de qualquer leitor, pois realmente vale a pena ser lido!

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Eu morro de vontade ler este livro
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tenho muito vontade de ler e agora a vontade só aumentou, entrou pra minha lista *-*
    http://autopiabyamandareis.blogspot.com.br/
    xoxo.

    ResponderExcluir
  3. Sempre quis saber porque do nome envolvendo pipas rsrs e outra coisa maravilhosa é que envolve história, é sempre bom entender o outro lado das guerras, das épocas e etc, parece que entendemos melhor a coisa toda! Adorei a resenha, você esta de parabéns, beijos :D

    ResponderExcluir
  4. Tenho aqui em casa, mas estou enrolando pra ler !
    Todos aqui ja leram e falam q é muito bom! quando tiver um tempo sobrando vou ler
    esperamos voce la no nosso blog www.luvup.blogspot.com.br
    beijos e nao deixe de comentar

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©