2.4.14

"Ser escritor no Brasil é a mais patética das profissões"

Todos sabemos que o Brasil é bem discriminado em relação à cultura, pelos outros países. O nosso país é visto como uma bagunça, para quem só quer curtir a vida e não tem nenhum interesse intelectual ou cultural. E os brasileiros são vistos todos como baderneiros que só querem tirar vantagem de tudo e de todos. E recentemente recebemos uma crítica em relação ao nosso mundo literário.
O jornal estado-unidense The New York Times publicou recentemente uma matéria, em seu site, dizendo que ser escritor no Brasil é a mais patética das profissões.
O diário incia a reportagem dizendo que os escritores brasileiros participam de diversos encontros literários internacionais mas, em seu país de origem, a carreira é desprezada.
O jornal ainda advertiu aos escritores que vierem ao Brasil para não revelarem suas profissões pois "não apenas vão negar seu cartão de crédito na mercearia, mas certamente eles vão rir de você e ainda questionar".
— Não, é sério, o que você faz para sobreviver?
Confesso que eu achei a matéria um tanto discriminadora, mas ainda assim é válida. O Brasil realmente não é um país em que os livros sejam muito valorizados e, com eles, os escritores. Em média, um brasileiro lê menos de quatro livros por ano, entre eles os paradidáticos, o que é uma lástima. Será que já não está na hora de mudar?


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Concordo totalmente com você... Mesmo a matéria ser verdadeira, achei que eles exageraram e zuaram com a cara do brasileiro. Escritores no Brasil são pessoas que não tem valor, somente escritores antigos que são reconhecidos. Isso é muito triste!
    http://thediaryofkarol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente... mas fazer o que se é por isso que passamos? O Brasil não tem valor literário :(

      Excluir
  2. Certamente está na hora de mudar! Acontece que, por parte, eles estão certos em relação ao brasileiro, mas não precisava exagerar né... E olha que tem muito escritor brasileiro que sobrevive apenas com a venda de seus livros. De qualquer modo, é vergonhoso.

    Ah, adorei o blog *-*

    rosacor-de-rosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas a matéria foi feita por uma escritora brasileira!!! Ela disse que lançou um livro e que só ganhou 5.220 reais com ele... não dá pra sobreviver nem durante dois meses!!!

      Excluir
  3. Tentei ser escritor durante décadas no Brasil. Tudo o que consegui foi ganhar alguns prêmios mixos de poesia, e, acabei fazendo o que a maioria faz (há milhões de poemas, contos, artigos e mesmo romances publicados na Internet de... graça): acabei publicando de graça nos sites de literatura, onde só quem fatura são os donos dos sites, com propagandas que enfiam em todos os textos. De fato escrever ficção aqui no Brasil é a atividade mais desvalorizada que existe. Quando nasce um filho da gente, a gente deveria rezar pra que ele não tenha nenhum interesse literário, ele só iria sofrer mil frustrações e depressões, e, pior seria chamado de bobo, ou, se fosse poeta, de maricon. O escritor é o único artista aqui no Brasil que concorda em publicar de graça. Querem desestímulo maior do que esse? João..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, eu concordo plenamente com tudo o que disse... e realmente, ser escritor no Brasil é bem difícil... mas a gente vai levando a vida, né?
      Eu ainda não me considero escritora, porque tenho um livro em andamento e umas poesias ou outras, mas esta é uma coisa que eu quero. Mas decididamente não será a minha profissão de "ganha pão", considerando as dificuldades passadas por um escritor.
      Deveria ser uma profissão valorizada, mas eu farei de tudo para que meus filhos tenham sim um amor por livros.
      Obrigada pela visita!!

      Excluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©