29.4.14

Ec@ndalo

Esse livro eu já terminei faz algum tempo... Depois dele eu já li outro e estou na metade de um, haha.
Mas, devido ao tempo que demorei para terminar de ler, eu ainda fiquei bastante tempo remoendo a história e tentando entender meus sentimentos pelo livro. E, tudo o que sinto por ele será transmitido na resenha.


E o que pensar deste livro... eu não sei!
Inicialmente, eu me peguei na empolgação de ler tudinho. Na sinopse, dizia que era um "Romeu e Julieta" da vida real. E o que eu esperei? Uma enorme semelhança entre o livro e a peça de William Shakespeare. E, se você esperar isso do livro, irá se desapontar.
O livro conta a história de Amelia, uma menina nascida em berço de ouro, excelente aluna e de boa índole. E Anthony, um menino que leva uma vida legal na classe média, também um bom aluno que nunca havia se envolvido com nada de ruim.
Os dois, ao compartilharem um amor pelo teatro, encontram um amor um pelo outro, que é o grande conflito da história. Eles mantém um relacionamento escondido dos pais da menina, que jamais aprovariam por ele ser "pobre".
O livro todo é a mesma coisa. Assim que o pai de Amelia descobre o romance dos dois, a casa cai e eles têm de se afastar e se comunicar por intermédio de uma amiga de Amelia. E é a mesma coisa o livro todo, só variando o grau de saudade dos dois e de "sofrimento", por se dizer.
A autora fez a história ir e voltar, várias vezes. E não digo isso pela mudança do narrador observador. Digo isso, pelos vai e vem no passado e futuro, que me deram alguns nós na cabeça. Os personagens estavam no presente, pensavam no passado e você não tinha uma percepção definida de quando tudo voltava novamente ao presente. Isso me irritou muito!
Alguns personagens também me irritaram, como os pais de Amelia. A mãe, uma mulher submissa ao marido, que resolve acatar tudo o que é dito por ele, como uma ordem. E ela só resolve interferir nos absurdos feitos pelo marido no finzinho do livro. Ah, e Harlan Wilkes, o pai. Esse me deu vontade de matar, sem dúvidas. Ele é o tipo de pessoa que adora aumentar as coisas e não enxerga o que está debaixo de seu nariz. E mesmo quando começa a enxergar, não quer dar o braço a torcer.
O livro tem muitos pontos surreais e acontecimentos desnecessários. Eu achei o livro muito monótono e meio novela das oito.
Mesmo com toda a lenga lenga que o livro possui, ele teve algumas partes boas e fofas, provando o amor de Anthony por Amelia. E a divisão do livro por atos, como em uma peça, também deixou as coisas bem legais.
O livro foi baseado no que aconteceu com a autora e seu filho, mas eu não consegui me comover com o casal. Sinceramente, não sei o que pensar do livro, já que nem o drama foi capaz de me sensibilizar um pouquinho. Não me arrependo de tê-lo lido, mas acho que em 484 páginas a autora poderia ter aproveitado melhor a história ou simplesmente reduzido-a, excluindo muitos fatos desinteressantes.


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Eu ouvi falar desse livro, mas ainda não sabia muito bem sobre o que era. Adorei a resenha.
    Beijos!!

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©